top of page
  • Foto do escritorA NOVA

Como ITIL pode contribuir na organização dos processos de TI

Atualizado: 20 de jun. de 2023

Entender como o ITIL pode contribuir nos processos de TI é fundamental para fazer o melhor uso possível da ferramenta.

Uma vez que, todas as empresas de TI precisam utilizar no dia a dia as melhores práticas possíveis, tirando o máximo proveito da performance que pode ser alcançada com os modelos de trabalho mais adequados.

Dessa forma, é possível ter processos eficientes, uma equipe produtiva e o melhor gerenciamento de todas as demandas diárias. Pensando nisso, nós trouxemos dados relevantes sobre como o ITIL pode contribuir na organização de processos de TI. Confira tudo a seguir.


O que é ITIL?

Antes de mais nada, é preciso ter total clareza sobre o que é ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que se trata de um conjunto de processos e práticas para gerenciamento de serviços de TI.

Ao utilizar a estratégia ITIL, é possível melhorar a eficiência e a eficácia da gestão de TI em uma empresa. Tendo em vista que, o ITIL permite gerenciar todos os aspectos do ciclo de vida de serviços de TI proporcionando melhoria contínua.

Usando ITIL é possível melhorar processos de TI de diversas formas, trouxemos algumas delas para que tenha maior clareza:


1. Padronização de processos

ITIL fornece um conjunto de práticas e processos para que o gerenciamento de serviços de TI seja padronizado e eficiente.


2. Melhoria da qualidade do serviço prestado

Com uma abordagem sistemática para o gerenciamento de serviços de TI, é possível usar o ITIL para ajudar a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela equipe.

O que contribui positivamente para aumentar a satisfação do cliente atendido pela empresa e consequentemente, melhora a reputação dela.


3. Melhoria da eficiência

Outro ponto importante é que o ITIL ajuda a eliminar desperdícios no processo de gerenciamento das demandas, por isso, possibilita alcançar redução de custos e melhora da eficiência.


4. Maior eficiência na gestão de riscos

A partir do uso do ITIL é possível usufruir de um conjunto de práticas para gerenciar riscos em serviços de TI. Dessa forma, é possível reduzir a probabilidade de problemas e interrupções durante a prestação de serviço.


Principais conceitos de ITIL

Os 4 pontos anteriormente citados são alcançados por existirem os processos que são denominados ITIL e que abrangem um conjunto de aspectos conhecidos como biblioteca ITIL, que são orientações para a estratégia de serviço, visando o direcionamento correto das atividades dos profissionais de TI.

Bem como, análise e mapeamento dos profissionais e suas competências para que eles sejam alocados corretamente em cada demanda. Assim como, a orientação para transição de serviço que foca na oportunidade de evolução.

A operação de serviço por sua vez foca nos trabalhos do dia a dia, visando que as entregas cumpram os prazos estabelecidos. Assim como, a melhoria do serviço de forma continuada também é uma estratégia indispensável.

Tudo isso impacta em resultados assertivos que tornam a equipe mais eficiente, aumentam a satisfação dos clientes e possibilitam que a empresa tenha uma ótima reputação no mercado. Portanto, o ITIL é praticamente indispensável para empresas de TI que buscam crescer.

5 visualizações0 comentário
bottom of page