top of page
  • Foto do escritorA NOVA

Matriz de Prioridade ITIL: Como Usá-la para Incidentes, Problemas e Solicitação de Serviço

Atualizado: 20 de jun. de 2023

Dominar a matriz de prioridade ITIL é importantíssimo para profissionais de TI. Todavia, os iniciantes podem ter algumas dificuldades com a dinâmica de uso.

Pensando nisso, trouxemos informações úteis sobre a matriz de prioridade ITIL, de modo que, seja possível dominar o método, visando usá-lo da melhor maneira.

Afinal, toda pessoa que atua com a matriz precisa entender seu funcionamento para organizar corretamente as demandas.


O que é a Matriz de Prioridade ITIL?

Antes de mais nada, é importante entender que a Matriz de Prioridade ITIL é uma ferramenta que auxilia a lidar com todas as demandas de TI no dia a dia.

Desde os incidentes, problemas, solicitações de serviço e gerenciamento de mudanças, absolutamente tudo pode ser coordenado usando a matriz.

O mais importante é que o profissional tenha entendimento para coordenar as mudanças das posições das demandas na matriz. Tendo em vista que, cada demanda deve ser posicionada com base em dois critérios: impacto e urgência.

E para definir corretamente é importante que o profissional receba treinamento, entenda as dinâmicas da própria empresa onde atua e possa fazer o melhor uso da ferramenta.


Entenda os critérios de impacto e urgência

Quando o assunto é Matriz de Prioridade ITIL, dominar impacto e urgência são dois fatores fundamentais.

Tendo em vista que, são critérios que vão modificar diretamente a posição de cada demanda seja ela uma solicitação de serviço, incidente ou problema.

O objetivo é sempre ter clareza em relação ao impacto, que pode ser classificado como alto, médio ou baixo.

Bem como, saber classificar a urgência que é o tempo que a empresa tem para resolver a questão apontada na matriz. A urgência também pode ser classificada como alta, média ou baixa.

Classificar esses fatores depende de uma série de dados que precisam ser considerados pelo profissional responsável por atualizar a tabela.

É interessante que cada gerenciador de incidentes que usa a Matriz de Prioridade ITIL receba o treinamento da empresa. De modo que, seja assertivo nas classificações para que a empresa possa ter uma boa reputação no mercado.

Afinal, um time de TI precisa ser ágil em determinadas demandas para que o cliente possa ter sempre a melhor qualidade de serviço prestado.



A matriz é adaptável às demandas de cada empresa

Além de ser uma ferramenta útil, é interessante destacar que a matriz é adaptável para as demandas das mais variadas empresas de TI.

Portanto, todo responsável pelo gerenciamento precisa se familiarizar com a ferramenta para que possa tirar o melhor proveito.

Usando todos os quadrantes para que possa atingir eficiência, consiga otimizar o tempo da equipe e possibilitar a satisfação dos clientes.

O principal objetivo é sempre resolver o problema e restaurar os serviços de TI o mais rápido possível.

O que faz com que a familiaridade com a matriz e a capacidade de analisar a situação sejam fatores cruciais para um gerenciador. Aproveite que agora já sabe mais sobre a ferramenta e comece a experimentar o uso para que desenvolva os critérios adequados para dominar a matriz de prioridade ITIL.

22 visualizações0 comentário
bottom of page