top of page

Tecnologia verde: entenda mais sobre o assunto

Já ouviu o termo tecnologia verde, mas não domina o assunto? Essa é a realidade de inúmeros brasileiros. Afinal, é um termo relativamente novo e que carrega consigo mudanças significativas.

A tecnologia verde está se popularizando nos últimos anos e mudando a forma como as empresas funcionam e uma série de outros aspectos sociais.

Portanto, é útil estar por dentro do tema. Pensando nisso, trouxemos um panorama geral sobre tecnologia verde a seguir:


O que é tecnologia verde afinal?

A tecnologia verde é um conceito que visa definir um conjunto de práticas de um processo produtivo mais sustentável.

De modo que, possa existir um conjunto de técnicas de design circular, que contribui para que todos os processos sejam menos poluentes.

O objetivo é que desde a extração da matéria prima, até o descarte do item que foi fabricado, todo o processo seja realizado de forma que não polua o meio ambiente e garantindo o máximo aproveitamento de tudo.

O termo TI verde, por sua vez, é um conceito mais específico da área de tecnologia da informação, que também abrange a ideia de desenvolver mecanismos cíclicos que possibilitam uma economia circular e que não impactam o meio ambiente negativamente.


A tecnologia verde visa a promoção de ambientes mais saudáveis

A tecnologia verde tem como principal objetivo melhorar as cadeias de processos, visando gastar menos energia e gerar menos resíduos. Para tal, é necessário investir em uma cadeia produtiva que busca:


  • Recursos renováveis;

  • Eficiência energética;

  • Respeito a saúde e segurança dos colaboradores envolvidos;

  • Um processo focado em redução, reutilização e reciclagem de todos os materiais.


Dessa forma, é possível pensar na tecnologia como uma ferramenta para que os processos produtivos sejam mais limpos.

O que pode parecer, inicialmente, somente voltado para aqueles clientes que buscam empresas que preservam o meio ambiente e que estão dispostas a zelar pelo bem-estar de todos no planeta. No entanto, é importante perceber que, preservando a natureza em cadeia através de um ciclo de trabalho mais limpo, é possível também voltar o negócio para a melhora do desempenho operacional enquanto atua com redução de custos e preservação do meio ambiente. De modo que, os desperdícios de materiais são praticamente eliminados de seus processos.


Como a tecnologia verde surgiu?

A tecnologia verde é algo que está surgindo de forma gradual e variada, de país para país. Tendo em vista que, a questão de aproveitamento de recursos energéticos em si ainda é algo relativamente novo. Afinal, são aproximadamente 40 anos apenas vivendo em cenário de indústria globalizada. No entanto, cada país se industrializou em seu próprio ritmo.

E é justamente por isso que cada país tem lidado de sua própria forma com as questões que envolvem os aproveitamentos de recursos. Uma vez que, o estágio de globalização, produção e até mesmo o tipo dos produtos que cada país comercializa impactam no uso da tecnologia verde.

Em países que se desenvolveram antes que o Brasil, como é o caso do Japão e Dinamarca, já começaram os investimentos em energia renovável na década de 1970.

Enquanto, esse boom da energia solar e eólica no Brasil é um movimento relativamente recente, que vem se intensificando nos últimos 10 anos.

Muito embora seja um processo relativamente recente no país, a busca por tecnologia verde tende a crescer e é um cuidado importante para com o meio ambiente. Aproveite que agora você já sabe mais e aplique no seu dia a dia também.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Garantir a segurança na nuvem, ainda é um grande desafio para muitas empresas. A falta de segurança, muitas vezes, acaba atrapalhando a virada de vez por grande parte das corporações, que ainda não se

O ChatGPT se tornou uma verdadeira febre nos últimos meses e praticamente todas as pessoas já utilizaram a ferramenta ou ouviram falar sobre ela. Por isso mesmo, nós trouxemos algumas dicas e informaç

bottom of page