top of page

Os principais desafios da cibersegurança

Nos últimos anos os ataques cibernéticos têm aumentado consideravelmente. Neste cenário, as empresas estão investindo cada vez mais em estratégias para vencer os desafios da cibersegurança na atualidade.

De acordo com a pesquisa “Maturidade da Indústria – LGPD e Incidentes Cibernéticos”, realizada pela Fiesp e pelo Ciesp, cerca de 74% dos ataques cibernéticos realizados pelos cibercriminosos têm o objetivo de bloquear as operações das empresas. E o mais alarmante é que em 36,2% dos casos registrados, eles obtiveram êxito.

O mais preocupante na análise desses dados é a percepção de que mais da metade das empresas que estão no mundo não estão preparadas para lidar com os ataques virtuais.

Entenda quais são os principais desafios da cibersegurança nas empresas:


Dificuldade de identificação de risco

A falta de conscientização sobre segurança cibernética e de compreensão sobre as ameaças digitais são dois pontos que comprometem as informações das empresas. Isso porque, a maioria dos colaboradores não estão atentos à essas questões e não sabem identificá-las.

Cerca de 97% da população não sabe identificar um e-mail de phishing. O que faz com que a maioria das pessoas acabem clicando nestes conteúdos e comprometendo as informações da empresa e as suas.

Vulnerabilidades de IoT

Os aparelhos IoT são a ligação do virtual com o físico. Por ser o elo entre os dois, o roubo de dados por meio deles é uma alternativa bastante utilizada pelos cibercriminosos e assustadora para os usuários.

Roteadores são os dispositivos mais comprometidos deste grupo, seguidos das câmeras conectadas.

Dispositivos móveis não seguros

Os smartphones fazem parte da rotina. São utilizados para as mais diversas funções: transações bancárias, compras, reservas, entre outros. Pela quantidade e qualidade das informações que armazenam também são alvos frequentes de ataques cibernéticos.

Neste cenário, os dispositivos móveis que não possuem nenhum sistema de proteção, acabam comprometendo as informações pessoais do usuário e até mesmo da empresa.

Pouca segurança na nuvem

O armazenamento em nuvem está cada vez mais sendo utilizado. Diversas soluções oferecem a facilidade de usuários e empresas terem seus dados compartilhados entre todos, de forma rápida e de diferentes aparelhos.

Mas apesar da facilidade, a maioria das soluções de gerenciamento de nuvem não disponibiliza autenticação e criptografia, o que deixa o acesso menos complexo e mais inseguro.

Como superar os desafios da cibersegurança?

Entender o cenário da sua empresa, tendo um mapeamento de todos os possíveis riscos, é o começo da proteção dos seus dados digitais. Isso porque, a partir destas informações, você poderá montar um plano de segurança efetivo e seguro.

Mas, algumas práticas são sempre recomendadas:

Habilite a autenticação em dois ou mais fatores: é mais um recurso, além da senha de acesso, para que o usuário confirme a sua identidade durante o acesso da conta;

Escolha senhas fortes: neste caso você pode criar senhas com mais de 8 caracteres, incluindo letras, números e caracteres especiais ou utilizar um gerador automático de senhas. Importante também não usar a mesma senha para diferentes contas;

Treine a equipe: compartilhar com todos os colaboradores as boas práticas de proteção e as políticas internas que devem ser seguidas, é essencial para evitar situações de risco;

Tenha cuidado com os dispositivos removíveis e USB: os malwares são frequentemente distribuídos via mídias removíveis, como pendrives, dispositivos USB e CDs;

Estabeleça uma política de privacidade de dados eficaz: além de ser uma obrigação legal, com penalidades graves, ter uma política de privacidade de dados bem definida, colabora para a segurança digital da empresa;

Conte com a segurança de um software de implementação de serviço de diretório no protocolo LDAP: a tecnologia é uma aliada no gerenciamento de riscos cibernéticos. No mercado há soluções que colaboram com a segurança de todos os dados da sua empresa.

Gestão de risco de cibersegurança do Change Auditor

O Change Auditor é uma solução da Quest para serviço de diretório que atende ao protocolo LDAP. Ele armazena informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza essas informações a usuários e administradores desta rede. O que permite a você proteger seu ambiente interno tão firmemente quanto seu perímetro e garantir a conformidade regulatória contínua.

Quer entender como o Change Auditor pode proporcionar mais segurança para a sua empresa? Entre em contato conosco!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page