top of page

Observabilidade: o que é e por que é importante?

A observabilidade é um conceito cada vez mais em alta nas empresas. A prática expande e complementa o monitoramento clássico com Big Data e IA, proporcionando uma visão abrangente baseada em dados detalhados. Mas ainda existem dúvidas sobre observabilidade. Então, descubra o que é e por que é importante investir nela, neste artigo.

O que é observabilidade?

A observabilidade é vista como um avanço no processo de monitoramento. Por meio dela, as empresas conseguem coletar dados abrangentes de todos os seus sistemas de TI e serviços digitais.

Além de armazenar esses dados, a partir deles é possível obter informações e conhecimentos acionáveis para resolver problemas de forma eficaz. Já que, as soluções analisam automaticamente grandes volumes de dados de todo o sistema de TI para identificar problemas em aplicativos, bancos de dados, perda de desempenho e muito mais.

Quem se beneficia com a observabilidade?

A observabilidade tem se mostrado uma ferramenta especialmente importante para várias equipes diferentes, incluindo equipes de operações de TI, equipes de DevOps, administradores de bancos de dados e equipes de segurança.

Ela é uma solução eficaz no fornecimento de análises e insights proativos. O que permite que eles identifiquem e resolvam problemas rapidamente e eficientemente, além de otimizar o desempenho dos serviços digitais de suas empresas.

Por que investir em observabilidade?

Atualmente as empresas dependem de uma variedade de aplicativos, infraestruturas, bancos de dados e funcionários remotos para conduzir seus negócios. Isso resulta em ambientes de TI "híbridos" complexos e sistemas de TI que são muito complicados para serem gerenciados manualmente. Para as equipes de TI, é difícil ter uma visão abrangente desses ambientes e leva mais tempo para localizar e resolver problemas quando surgem. Isso pode levar a falhas em aplicativos ou serviços indisponíveis, o que frequentemente acarreta custos significativos.

Para se manterem competitivas, as empresas precisam de sistemas, aplicativos e serviços altamente eficientes e disponíveis. Neste sentido, a observabilidade se tornou opção interessante para garantir exatamente isso. Com a observabilidade, as empresas podem simplificar a gestão de seus sistemas de TI e oferecer uma excelente experiência aos seus clientes, funcionários e parceiros. Sendo assim, investir em observabilidade possibilita reduzir seus custos, otimizar seu desempenho e melhorar sua resiliência operacional.

Gostaria de saber mais sobre observabilidade?

Confira a nossa demonstração da solução HCO da Solarwinds:



6 visualizações0 comentário
bottom of page