top of page

O Guia Definitivo para Gerenciamento de Ativos de Hardware (HAM)

O Gerenciamento de Ativos de Hardware (HAM) é um componente fundamental do Gerenciamento de Ativos de TI. Bem feito, ele pode diminuir custos e assegurar que o equipamento correto esteja disponível no momento certo para as partes interessadas corretas, e que os ativos de hardware de TI sejam sempre rastreados.

Neste artigo, trazemos o Guia Definitivo para Gerenciamento de Ativos Hardware. Continue lendo e confira!


O que é Hardware Asset Management?

HAM é a prática que monitora os ativos de hardware do seu Inventário de Ativos de TI. Ela gerencia os componentes físicos que compõem seu ambiente ao vivo, incluindo desktops, laptops, servidores e equipamentos de rede durante todo o seu ciclo de vida – desde a aquisição até a aposentadoria e reciclagem.

O HAM integra a estratégia de ITAM e precisa ser cuidadosamente integrado com as funções de central de serviços e finanças para assegurar que ele disponibilize suporte total ao seu departamento de TI.


Vantagens do Gerenciamento de Ativos de Hardware de TI

Adicionar uma estratégia de HAM tem várias vantagens. De modo geral, ele pode auxiliar as empresas a otimizar seus ativos de hardware, gerando um melhor equilíbrio entre oferta e demanda.

Confira os principais benefícios:


  1. Redução de custos – evita as compras desnecessárias de hardware e diminui os custos de manutenção e suporte de ativos;

  2. Melhor gerenciamento do ciclo de vida dos ativos – gerencia de perto todo o ciclo de vida dos ativos. Acompanha-o desde a aquisição até o descarte.

  3. Maior agilidade nos negócios - assegura que os ativos de hardware estão sendo utilizados de forma eficiente e estratégica, o que pode aumentar a produtividade e reduzir o tempo de inatividade;

  4. Melhor segurança e prevenção de perdas - Dá às organizações controle sobre seus ativos de hardware, reduzindo o risco de extravio ou perda de ativos de hardware;

  5. Conformidade assegurada – auxilia na garantia de que seus ativos de hardware estejam sendo utilizados em conformidade com os requisitos legais e regulamentares;

  6. Melhor tomada de decisão - Dispõe às empresas informações claras sobre seus ativos de hardware, o que pode ajudá-las a tomar decisões informadas sobre futuros investimentos e atividades de aquisição.


Os 9 estágios do ciclo de vida do Gerenciamento de Ativos de Hardware


  1. Solicitação de hardware: a aquisição de um hardware é solicitada por um colaborador;

  2. Aquisição: a aquisição do hardware solicitado é efetuada;

  3. Registro: o novo hardware foi entregue ao departamento de TI e devidamente registrado;

  4. Garantia de qualidade: garantia de que o hardware seja adequado à finalidade e atenda aos requisitos de utilidade e garantia da organização;

  5. Implantação: o hardware é implantado e instalado no local ou departamento apropriado dentro da empresa;

  6. Suporte BAU: o hardware é suportado por meio da prática padrão de Gerenciamento de Incidentes;

  7. Manutenção: durante seu tempo de uso o hardware é submetido a manutenção para garantir ótimo desempenho e longevidade. Isso inclui manutenção proativa e reativa;

  8. Aposentadoria: o hardware está se aproximando do fim de sua vida útil e necessita ser retirado de serviço de forma controlada;

  9. Eliminação: o hardware vai para a reciclagem ou descarte total no final de sua vida útil.


Práticas recomendadas do ITIL Hardware Asset Management

O Gerenciamento de Ativos de Hardware requer uma abordagem estruturada para rastrear, monitorar e gerenciar de forma eficaz todos os ativos de hardware de TI de uma empresa. Confira algumas dicas:


Tenha um processo simples

Um dos princípios orientadores da ITIL é o de manter a simplicidade. Aplique-o em sua prática de HAM. Muitos dos processos de implementação falham por serem complexos. Portanto, lembre-se de criar uma estratégia simples e eficaz para a sua empresa. Tendo somente o necessário, você reduz as burocracias e, consequentemente, os impeditivos que elas podem gerar.


Inspire-se no que está sendo usado no momento

Atue de forma colaborativa e holística. Entenda o que está em vigor no momento e veja o que pode ser usado para HAM. Utilize novos insights de forma inteligente, nem sempre é necessário iniciar do zero.


Identifique e documente todos os ativos de hardware

A primeira etapa é identificar e documentar todos os ativos de hardware dentro da empresa. Incluindo computadores, servidores, impressoras e outros periféricos. É fundamental manter registros precisos de todos os ativos de hardware, incluindo sua localização, número de série, data de compra, informações de garantia e histórico de manutenção.

Para facilitar esse processo e o monitoramento de todos os ativos, o Invgate Insight oferece a gestão completa de todos os ativos de TI.


Utilize o software de rastreamento de ativos

Tenha o software de rastreamento de ativos para gerenciar todos os ativos de hardware. O software deve disponibilizar atualizações em tempo real sobre a localização, o status e o histórico de manutenção de cada um.

O Invgate Insight também colabora nesta etapa.


Realize auditorias regulares

Para garantir registros precisos e identificar quaisquer ativos ausentes ou não contabilizados, realize auditorias regulares de ativos de hardware. Isso garantirá que os dados que você possui em seus bancos de dados de ativos correspondam ao que está presente em seu ambiente de TI.

No Invgate Insight é possível automatizar os relatórios.

8 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page