top of page

Porque é tão importante falar de governança de dados

Atualizado: 20 de jun. de 2023

A governança de dados deveria ser uma preocupação de todas as empresas, independentemente de seu porte.

Afinal, a partir da boa governança de dados é possível ter poderosos insights que vão proporcionar decisões mais assertivas e a possibilidade de crescer no ritmo desejado.

Por isso mesmo, trouxemos mais informações sobre o que é e qual a importância de falar sobre governança de dados. Confira tudo a seguir e esclareça suas principais dúvidas sobre o tema.

O que é governança de dados?

A governança de dados pode ser explicada como a política interna da empresa em relação à administração dos dados de clientes, colaboradores e fornecedores.

Toda empresa deveria estabelecer uma política interna que define quais são os dados usados em cada situação e quem tem autorização para utilizá-los.

Para estabelecer um processo de governança de dados na empresa é preciso usar um sistema que esteja adequado para cumprir direitos e responsabilidades em relação ao uso das informações. Afinal, é preciso proteger clientes, fornecedores e colaboradores.

A governança irá ajudar a definir regras para uma série de aspectos como:

· Coleta de dados;

· Validação jurídica das informações;

· Quais são os responsáveis por usar tais dados.

Ter um processo claro com regras detalhadas para estabelecer a governança de dados é importante para que os colaboradores saibam como agir em relação aos dados dos clientes, colegas e fornecedores. Garantindo assim, que todos estão bem treinados para as mais variadas situações.

Qual a importância de estabelecer governança de dados?

Gerar transparência interna e externa, atuar com prevenção de vazamento de dados e possibilitar o uso das informações para pautar decisões são apenas alguns dos aspectos que são conquistados a partir do momento em que a empresa estabelece uma boa governança de dados.

Ao utilizar os dados de forma transparente, compartilhando por meio de sistema com todos os profissionais responsáveis, é possível ter maior grau de eficiência no dia a dia.

Garantindo que somente os colaboradores autorizados poderão acessar os dados através de login e senha, para que se tenha um ambiente de trabalho seguro. Afinal, é preciso se resguardar de eventuais vazamentos de dados.

Com base nas análises dos dados, o time de gestão poderá fazer um planejamento estratégico, controle de estoque e até mesmo planejamento financeiro do negócio, aumentando a assertividade da gestão.

É preciso lidar com os desafios

Cumprir todas as leis de proteção de dados e estabelecer um método de governança eficiente não é tão simples quanto parece.

Principalmente para empresas de médio e grande porte, que lidam com alto volume de dados no dia a dia.

Garantir que os dados estão nas mãos corretas, que a empresa atua com transparência e que as diretrizes estabelecidas para o negócio estão sendo seguidas é fundamental.

Dessa forma, todos os resultados que são desejados poderão ser alcançados com maior eficiência. Todavia, é preciso recorrer ao uso de tecnologia apropriada para estabelecer processos organizados e que facilitam o cotidiano de trabalho do time envolvido.

Bem como, é indispensável ter um time altamente qualificado e treinado para usar o ERP visando a governança de dados.

Sem dúvidas, é um cenário desafiador. Todavia, as empresas que se empenham colhem resultados que são acima da média e consequentemente, conseguem se destacar no mercado.

E por ser tão impactante para o negócio, é indispensável falar sobre governança de dados nos dias atuais.

4 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page