top of page
  • Foto do escritorA NOVA

Desafios da Segurança em Nuvem

Atualizado: 19 de jun. de 2023

Garantir a segurança na nuvem, ainda é um grande desafio para muitas empresas. A falta de segurança, muitas vezes, acaba atrapalhando a virada de vez por grande parte das corporações, que ainda não se sentem confortáveis em migrar totalmente para a Cloud.


Pensar em estratégias de segurança para o uso da nuvem é fundamental, tendo em vista que, a computação em nuvem: reduz custos, aumenta a eficiência e torna as empresas muito mais competitivas.


Diante desse cenário, trouxemos algumas informações sobre os principais desafios de segurança em nuvem que as empresas enfrentam atualmente.


Confira a seguir:


Uma olhada no cenário de desafios de segurança na nuvem

A adoção de computação em nuvem cresceu em 2022, segundo o Relatório de Segurança na Nuvem divulgado pela Fortinet, houve um crescimento de 39% no número de empresas que já usam sistemas de nuvem para mais da metade de suas demandas de trabalho.

O que representa um aumento de 6% em relação ao número de empresas que usavam sistemas de nuvem no ano anterior.

Todavia, ainda segundo o relatório o número poderia ser muito maior se houvessem recursos de segurança para as empresas.

De modo que, pudessem investir na utilização de cloud computing sem que houvesse a necessidade conjunta de investir em estratégias variadas de proteção.


Quais são os principais desafios de segurança na nuvem?

Quem opta por usar computação em nuvem visando a praticidade, redução de custos e todos os benefícios que podem ser alcançados com a tecnologia deve estar atento para alguns desafios que ainda se interpõem, como:


1. Continuidade do serviço

A computação em nuvem é propensa a interrupções na prestação do serviço por uma série de fatores, como ataques cibernéticos, desastres naturais e falhas técnicas.

Por isso, é fundamental ter uma estratégia de backup para resguardar o usuário do sistema, visando evitar que os impactos de eventuais interrupções sejam prejudiciais para a empresa.


2. Compartilhamento de recursos

Outro desafio para a segurança da computação em nuvem é justamente o compartilhamento de hardware e software. Tendo em vista que, é preciso fazer uma separação efetiva dos dados e recursos entre usuários.

De modo que, se tenha como evitar o vazamento de informações confidenciais e também a contaminação de dados.


3. Proteção dos dados

As empresas precisam respeitar a Lei Geral da Proteção de Dados no Brasil, o que faz com que seja preciso escolher um serviço de computação em nuvem que seja capaz de atender a demanda da empresa com eficiência e respeito à legislação vigente.


4. Acessos não autorizados

É fundamental buscar por um serviço de nuvem que proteja o usuário de acessos não autorizados aos dados armazenados.

Tendo em vista que, a autenticação forte e outros mecanismos podem ser adotados para proteger o usuário de ameaças como phishing e outros tipos de tentativas de roubo de credenciais.

Muito embora existam inúmeros benefícios de usar a computação em nuvem, ainda é fundamental vencer todos os desafios de segurança.


Afinal, as empresas que contratam esse tipo de serviço precisam ter seus dados sempre resguardados de eventuais ações de hackers.

Mas a boa notícia é que, com a crescente busca por computação em nuvem, é natural que se tenha melhorias na segurança dos dados e esse tipo de solução se popularize ainda mais ao longo dos próximos anos.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page