top of page
  • Foto do escritorA NOVA

ChatGPT, a inteligência artificial poderá substituir a inteligência humana?

Atualizado: 20 de jun. de 2023

O ChatGPT deu o que falar nos últimos meses, afinal, foi um lançamento que impactou a internet. E se você ainda está tentando entender se a inteligência artificial vai mesmo causar impacto e substituir a inteligência humana, nós trouxemos algumas informações.

De modo que, você possa formar a sua própria opinião sobre o uso de inteligência artificial no dia a dia. Será que os robôs vão nos substituir? Confira mais sobre a ferramenta a seguir.

O que é o ChatGPT?

Antes de mais nada, é preciso destacar que o ChatGPT é uma plataforma de inteligência artificial que foi desenvolvida por uma Startup da Califórnia, a OpenAI.

A empresa desenvolveu uma plataforma que se alimenta de informações disponíveis online, pra que possa criar textos, códigos de programação e muito mais.

Já vimos nos últimos meses pessoas fazendo planos de negócios usando a ferramenta e tendo lucro com a empresa digital criada utilizando o ChatGPT. O que acaba aumentando ainda mais a preocupação de alguns profissionais.

A inteligência artificial irá substituir a humana?

Com o avanço expressivo do uso do ChatGPT e viralização da plataforma em todas as redes sociais, muitos brasileiros estão com receio de que isso possa acarretar na substituição dos humanos pela inteligência artificial em algumas áreas e que isso gere desempregos.

Todavia, a gente tem uma visão um pouco diferente do pânico que vem sendo causado pelo uso da plataforma.

É importante perceber que a tecnologia como um todo está em constante evolução. Basta pensarmos que 35 anos atrás não existia celular e hoje praticamente todas as pessoas possuem um smartphone.

Portanto, a evolução da tecnologia é algo natural e que continuará acontecendo ao longo dos próximos anos. Uma vez que, a inteligência humana cria sistemas cada vez mais sofisticados para resolver problemas.

E o ChatGPT é apenas um dos muitos exemplos de tecnologias revolucionárias que vemos com o passar dos anos. Mas ainda precisa de um humano para operar o sistema.

A evolução da tecnologia e interação humana

Assim como os computadores não substituem a necessidade do trabalho humano, o ChatGPT não elimina a necessidade da inteligência humana.

Sem dúvidas, é natural que as pessoas precisem se adaptar para que possam explorar ao máximo a ferramenta, tirando da inteligência artificial o maio número de informações possíveis.

Todavia, isso não quer dizer que ferramentas de inteligência artificial irão dominar os empregos e inutilizar os humanos.

O que significa e precisa ser percebido por todos é que o avanço tecnológico exige dos humanos atualização para que eles saibam extrair o melhor de cada ferramenta. De modo que, a interação diária possibilita bons resultados e a relevância da inteligência humana continua sendo significativa.

Portanto, vale muito a pena estudar o que pode ser feito a partir do uso de diferentes ferramentas de inteligência artificial.

De modo que, consiga ter bons resultados a partir do uso das melhores ferramentas. Afinal, com a evolução da tecnologia, o melhor a fazer é se atualizar também para que possa extrair o melhor de todas as ferramentas disponíveis.

8 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page